NEWSLETTER Dezembro 2021

PALAVRA DO PRESIDENTE

Caros (as) Associados (as),

Queridos, associados e Associadas da ABPP.

Este foi um ano de grandes conquistas para a ABPP! Mesmo em um cenário tão desafiador, crescemos em membros associados, crescemos em número de iniciativas, crescemos em número de pessoas e o mais importante: crescemos em relevância.

Prova disso são os inúmeros eventos do setor que solicitam o apoio e a divulgação da ABPP, a quantidade de eventos online organizados por nós, o SIPP 2021 que bateu recorde de participantes, os projetos que passaram a mencionar desde o memorial descritivos, as palavras antes tão temidas: “Proteção Passiva”.


NOTÍCIAS & COMUNICADOS

O WPP-ES 2021, que ocorreu remotamente em 08 de dezembro, foi um grande sucesso, consolidando o alto grau de comprometimento dos palestrantes e do público em relação ao tema da proteção passiva no Espírito Santo. O evento foi dinâmico, com número recorde de visualizações, cerca de 160 ao vivo e uma média de mais de 400 visualizações através do canal ABPP até o fechamento da edição. A participação dos palestrantes e convidados ao longo do evento foi intensa e positiva, trazendo à tona os desafios da região do Espírito Santo. 

Inúmeros assuntos, desde segurança estrutural, compartimentação e CMAR, foram abordados nesta edição. Tivemos também duas palestras inéditas, uma sobre Inconformidades encontradas em vistorias de segurança contra incêndios, apresentada por Wagner Mora, e outra sobre os desafios e dificuldades encontrados no mercado de portas corta-fogo para melhoria da qualidade, apresentada por Marco Antonio Lauro, que destacou falhas e principais pontos de atenção na aquisição e instalação destes importantes sistemas de compartimentação. Pontuamos também a ilustre participação do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, do Tenente Coronel Andrison Cosme, que abordou o tema sobre Compartimentação e CMAR – Acabamento e Revestimento utilizados pela corporação.

Um ponto alto do WPP-ES em conjunto com a palestra da Corporação, foi a palestra sobre Sistemas de Coberturas em situação de incêndios, apresentada por Rogério Lin. Contamos ainda com uma abordagem inédita sobre a Proteção Passiva contra o Fogo: O porquê da importância dos Serviços Certificados, palestra apresentada por Silvio Piga. Foram realizados 3 painéis de debates, amplamente discutidos pelos palestrantes em resposta as perguntas encaminhadas pelos participantes através do chat.

Perdeu o evento ao vivo? Ele encontra-se disponível no canal de YouTube da ABPP em

Aproveite e Inscreva-se no canal, e não deixe de ativar o sininho para não perder os próximos conteúdos.


Retrospectiva 2021 – WEBINÁRIOS DE PROTEÇÃO PASSIVA

No ano de 2021 a ABPP concluiu mais 4 Edições do WPP – Webinário de Proteção Passiva para as regiões do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Foram mais de 2.000 visualizações confirmadas e internautas que participaram e aprenderam sobre os diversos temas apresentados e sobre a Proteção Passiva em território nacional com todas as atualizações trazidas para o ano de 2021. Acompanhe a retrospectiva dos Webinários apresentados e se não assistiu, não perca a oportunidade de ver ou rever os temas abordados por ilustres especialistas.

NÃO PERCAM AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DOS WPPs PARA 2022. AGENDE-SE E PARTICIPE.

Para o ano de 2022, a ABPP irá dar continuidade em levar conhecimento sobre Proteção Passiva à diversas regiões do Brasil. Teremos as edições dos WPPs para as localidades:

  • DIA 16/03 – Edição Mato Grosso do Sul
  • DIA 18/05 – Edição São Paulo
  • Dia 03/08 – Edição Bahia
  • DIA 16/11 – Edição Amazonas

Criação do Guia básico da Proteção Passiva ABBP.

A ABPP criou com exclusividade o Guia Básico de Proteção Passiva no intuito de levar ao leitor os conceitos mais relevantes relacionados ao tema, utilizando uma abordagem didática e descomplicada.

O objetivo é lançar novas brochuras de conteúdo informativo, para desmistificar os mecanismos de implementação da Proteção Passiva e principalmente sua importância para garantir segurança ao incêndio nas edificações.


Julgamento do caso da Boate Kiss

O julgamento se inicia no dia 01 de dezembro e tem previsão de duração é de 10 a 15 dias, em Porto Alegre.

De acordo com o informativo do G1 – Globo RS, “ O Tribunal de Justiça (TJ) estima que o julgamento dos quatro acusados pelas mortes que aconteceram no incêndio da Boate Kiss há oito anos em Santa Maria, RS, vá durar cerca de duas semanas. A previsão é de que ele comece às 9h de 1º de dezembro no plenário do 2º andar do Foro Central I, em Porto Alegre. A previsão de duração de cerca de duas semanas se dá devido ao tamanho do caso. O processo soma 86 volumes e milhares de páginas.” A ABPP trouxe o especialista Dr. João Francisco Raposo Soares, Advogado com especialidade em Direito e Processo Penal para a Live sobre Dolo eventual em casos de incêndio: uma análise dos casos da Boate Kiss, Ninho do Urubu e EAS, realizada em 02/12 e transmitida via YouTube. Reveja os melhores momentos e os temas atuais abordados nesta Live


TEM COLABORADORA NOVA NA ABPP

Início dos trabalhos DE NOSSA NOVA COLABORADORA Lilian CICONELLO

Desde o mês de outubro, a ABPP conta com uma líder de projetos e negócios, Lilian Ciconello. Seu papel será estratégico e técnico para o crescimento e fortalecimento a longo prazo, onde suportará os Comitês Técnicos existentes, além de organização,

elaboração e condução de projetos, desenvolvimento de parcerias, negócios, sempre com um foco educacional e de disseminação das boas práticas de Proteção Passiva no Brasil. 

A Lilian é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU – Puccamp, com MBAs em Marketing e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Planejamento, Habitação e Tecnologia pelo IPT – SP e doutoranda em Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra, Portugal. Atuou em projetos de arquitetura, na indústria da construção civil em empresas como Portobello e Vidrotil; incluindo as multinacionais Saint Gobain e Etex Group, especialistas em sistemas construtivos leves (drywall e steel frame) e proteção passiva contra incêndio.


Prêmio ABPP de Monografia

Fiquem atentos, vem aí a nova Edição para o Prêmio Monografia ABPP e IPT. Confira o regulamento no site e inscreva-se!



Curso de Atualização de Segurança contra Incêndio

Proteção Passiva da POLI INTEGRA em parceria com a ABPP.

Associados ABPP tem 5% de desconto no curso.

Não perca esta oportunidade, as inscrições encerram-se em fevereiro de 2022. Acesse: https://lnkd.in/evj2B2s


Nosso site está mudando

Acompanhe a atualização realizada na página de Associados do site da ABPP. Os logos das empresas estão mais nítidos e podem ser visitados.

Sim, agora ao clicar no logo, o visitante será direcionado a página da empresa que deseja conhecer.

Poderá visitar o site do Associado, visualizar o conteúdo e os produtos que queira pesquisar.

Visite você também.

FALANDO EM MUDANÇAS

O nosso Associado Metalika Assa Abloy agora é oficialmente Assa Abloy.

A Metalika passará a operar no mercado brasileiro como ASSA ABLOY Portas Especiais.


TEM NOVIDADE CHEGANDO

Dando sequência ao Curso Básico de Proteção Passiva, curso oferecido regularmente pela ABPP, este módulo está programado para ocorrer em formato presencial, contemplando conteúdos teóricos e uma sessão prática, onde serão aplicadas as principais soluções de selagens resistentes ao fogo.

Direcionado a profissionais do setor e instaladores, a primeira turma está prevista para o 1.o semestre de 2022.

Fique atento as datas e não perca esta oportunidade.


Para o primeiro semestre de 2022, serão iniciadas as inscrições para o Curso de Proteção Passiva – Modulo I, via plataforma Zoom.

Acompanhe no nosso site www.abpp.org.br as datas com as novas turmas e não perca esta oportunidade de manter-se atualizado.

A ABPP oferece desconto especial para seus associados e profissionais. Para saber mais, acesse https://abpp.org.br/curso-modulo1 e inscreva-se! Limitado a 15 vagas.


artigo

Sem compartimentação não há resgate – Segurança contra incêndio em hospitais.

Imaginem a seguinte situação: paciente em uma cirurgia cardíaca recém iniciada e foco de fumaça entrando pelas portas do centro cirúrgico. UTI neonatal e o ambiente sendo tomado por fumaça. Sim, são cenas trágicas e o pior de tudo é que são reais.

Como lidar com uma situação como essa? Como garantir o resgate de pessoas nessa situação?

A problemática de incêndios em hospitais é assunto de extrema importância e não deve ser negligenciado pelos administradores hospitalares. 

Incêndios hospitalares são muito mais comuns e frequentes do que se imagina e na maioria das vezes terminam em tragédias.

Diferente do que as pessoas podem imaginar, um incêndio se propaga a uma velocidade extremamente rápida e seu principal agravante, é a emissão de grande volume de fumaça sempre tóxica.

Em apenas 5 minutos, o fogo chega a uma temperatura de 800°C e a fumaça gerada se alastra aproximadamente 10 pavimentos em 2 minutos.

Exemplos de propagação da fumaça em edificações.
Fonte: Hilti do Brasil

EVENTOS APOIADOS

FIRE SAFETY AWARENESS

A conscientização sobre segurança contra incêndio pode ser definida como atividades de gerenciamento realizadas para evitar a ocorrência de incêndios, os controles que gerenciam os sistemas de incêndio em emergências e, em caso de incêndio não controlado, os métodos de supressão de treinamento de segurança contra incêndio usados ​​para extingui-lo.

A Câmara de comércio árabe-brasileira em parceria com a ABPP e a Thomaz Bell Wright, realizaram em 30/11 a Live Fire Safety Awareness que contou com a participação de palestrantes Brasileiros, dos Estados Unidos da América e dos Emirados Árabes.


A ABPP CRESCEU

Conheça os novos Associados da ABPP?

– Parcerizzi Engenharia e Consultoria
Engenharia e Consultoria de Projetos


MV Portas Corta Fogo
Fábrica de portas corta-fogo e acessórios de segurança e prevenção de incêndios


NORMAS EM DESTAQUE

Das inúmeras normas publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) nos últimos meses, vale destacar:

  1. Publicada em 13/05/2021 a NBR 16945:2021 Classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações – cujo texto especifica o procedimento de classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos, utilizando dados obtidos nos ensaios de resistência ao fogo, de controle de fumaça e outros ensaios complementares, que estão no âmbito do campo direto de aplicação do método de ensaio apropriado
  • Publicada em 20/04/2021, a NBR 16.951:2021 Reação ao fogo de sistemas e revestimentos externos de fachadas – Método de ensaio, classificação e aplicação dos resultados de propagação do fogo nas superfícies das fachadas, especifica um método para determinação das características de reação ao fogo de sistemas de revestimento externo não estrutural de fachadas, sistemas de fachadas ventiladas ou não aderidas, paredes-cortina, sistemas que incluam painéis de vidro, painéis instalados entre lajes de andares e painéis isolantes compostos quando aplicados à fachada de um edifício e expostos a uma fonte de calor reproduzindo uma situação de incêndio sob condições controladas. A exposição ao fogo é representativa de uma fonte externa de incêndio ou de um incêndio totalmente desenvolvido (após a ocorrência da inflamação generalizada) em um aposento do edifício, cujas chamas escapam através de uma abertura, como uma janela, expondo o sistema da fachada aos efeitos de chamas externas ou mesmo de uma fonte externa de incêndio que se desenvolva na base do edifício.
  • Publicada em 18/05/2021, a NBR 16944-2:2021 – Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação – Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo em selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço, que especifica um método de ensaio e critérios para a avaliação do desempenho de selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço em elementos de compartimentação resistentes ao fogo, incluindo regras relativas ao estabelecimento do campo de aplicação dos resultados de ensaio.
  • Publicada em 25/08/2021 a ABNT PR 1014:2021 Guia de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndio florestal que recomenda e especifica os requisitos e procedimentos básicos para o combate a incêndios em áreas florestais, para proteger a vida e o patrimônio, bem como para reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

Para adquirir ou consultar o conteúdo é só acessar o catálogo ABNT:

https://www.abntcatalogo.com.br/default.aspx?O=1


Este é um espaço aberto para a sua participação. Contribua com sugestões de artigos e conteúdos técnicos não-comerciais para nossa newsletter ou recomende um palestrante para os eventos da ABPP. Envie sua sugestão para o e-mail atendimento@abpp.org.br e entraremos em contato.

Até breve!

A ABPP deseja a todos seus Associados, Boas Festas e um excelente 2022.


Este é um boletim informativo exclusivo para Associados (as) da ABPP
Ano 1 | Edição 3 | 2021

Para garantir o recebimento, adicione o e-mail
atendimento@abpp.org.br ao catálogo de endereços da sua caixa-postal

A ABPP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede
Caso não queira mais receber nossa newsletter, clique em Cancelar.

3434-6610 | atendimento@abpp.org.br | www.abpp.org.br