NEWSLETTER

PALAVRA DO PRESIDENTE

Queridos Associados e Associadas da ABPP,

Os últimos meses foram, como sempre, muito atarefados, com muitas reuniões online, uma após a outra, conversas de última hora, crianças invadindo nossos calls – muitas vezes até mesmo sem descanso para um café ou para jogar uma conversa fora. Ainda assim,

na mesma proporção de tanto trabalho temos garantido muita produtividade, apesar do pouco tempo para relaxarmos e pararmos por alguns minutos para escrever, refletir sobre o nosso dia a dia e o futuro. Mas engana-se quem pensa que estou aqui reclamando. Não, de forma alguma. Na verdade, acredito que estamos em um momento único de aprendizado e buscar maior resiliência e adaptação em nossas vidas é algo extremamente positivo! Dito isto, espero compartilhar um pouco sobre como criamos o conteúdo desta edição e como este trabalho feito com carinho e extrema dedicação pode ter valor para você e a sua empresa.

Esta edição traz um artigo internacional recebido diretamente de Dubai e escrito pelo Sr.

Abhishek Chhabra, engenheiro e PG em finanças com grande atuação global para conscientização da sociedade, governos e empresas sobre a necessidade de testes, inspeções e certificações para melhorar a segurança e a qualidade em vários setores da economia. No artigo, ele nos fala sobre certificação e suas nuances para que se obtenha sucesso no longo prazo. Vale a leitura – e o artigo está disponível em português ou na versão original em inglês.

Outra novidade é a criação de um quadro de entrevistas rápidas e o convidado especial de estreia é o nosso amigo Fabrício Bolina, que – com toda sua experiência acadêmica e vivência em laboratórios de fogo – nos trará um pouco sobre como podemos unir forças com iniciativas privadas em prol da pesquisa e do desenvolvimento contínuo de sistemas de segurança contra incêndio.

E por fim, mas não menos importante, estamos lançando o SIPP 2021 em parceria com o IPT.


notícias & comunicados


www.datacenter.org.br

Com o objetivo de estimular a interação entre Associações de Classe correlacionadas às temáticas de proteção passiva, a ABPP deu no dia 7 de abril as boas-vindas à recém-criada Associação Brasileira de Data Center (ABDC). O encontro reuniu lideranças para propor a realização de um evento em conjunto para abordar assuntos como proteção de dados, de equipamentos e de sistemas durante incêndios. Temas como compartimentação e selagem corta-fogo também foram abordados. Voltaremos em breve para falar mais sobre essa parceria, tão logo tenhamos mais novidades.


webinário de proteção passiva – 2021



O WPP-DF 2021, que ocorreu remotamente em 27 de abril, foi um grande sucesso, consolidando o alto grau de comprometimento dos palestrantes e do público em relação ao tema da proteção passiva no Distrito Federal. O evento foi dinâmico, com número recorde de visualizações, cerca de 110 ao vivo e mais de 585 até o fechamento da edição. A participação dos palestrantes e convidados ao longo do evento foi intensa e positiva, trazendo à tona os desafios da Unidade Federativa que contabiliza o maior efetivo per capita do País.

Inúmeros assuntos, desde segurança estrutural, compartimentação e CMAR, foram abordados nesta edição. Tivemos também duas palestras inéditas, uma sobre sinalização de emergência e a importância da certificação desses sistemas, apresentada por Kleber Gonçalves, e outra sobre portas corta-fogo, apresentada por João Carlos Mahmud, que destacou falhas e principais pontos de atenção na aquisição e instalação destes importantes sistemas de compartimentação. Pontuamos também a ilustre participação do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, do Coronel George Cajaty Barbosa Braga, da Tenente Coronel Priscila Cruz e do Major Eduardo Araújo, que abordaram experimentos em escala real e regulamentos importantes utilizados pela corporação.

Um ponto alto do WPP-DF foi a abordagem inédita sobre medidas de segurança contra incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), em nota recentemente publicada pelos Bombeiros do DF e amplamente discutida pelos palestrantes Roberto Ramos e Camila Guello, que reforçaram a preocupação com os inúmeros incêndios em hospitais que atualmente encontram-se sobrecarregados por conta da Covid-19.

Perdeu o evento ao vivo?
Ele encontra-se disponível no canal de YouTube da ABPP


livro

Com apoio da ABPP, foi publicado o livro “Problemática dos incêndios em grandes edificações” – e nosso Diretor-Presidente teve a honra de ser o prefaciador. “Com autores e fontes confiáveis, você terá a certeza de que a segurança contra incêndio, que foi minuciosamente estudada e planejada, encontra sua eficácia nos detalhes e na riqueza com que este livro explora o assunto”, afirma Rogério Lin em um trecho do prefácio.

Mais informações sobre normas relacionadas com proteção passiva que estão em Consulta Nacional Lançado pela FUNDABOM (Fundação dos Bombeiros de São Paulo, o livro “Problemática de Incêndio em Edifícios Altos” tem como tema principal os grandes incêndios responsáveis mundialmente por tragédias que ceifam vidas e destroem patrimônios, como no caso dos Edifícios Andraus e Joelma, em 1970, em São Paulo (Brasil), no WTC (Torres Gêmeas), em 2001, em Nova York (EUA), e no Grenfell Tower, em 2017, em Londres (Inglaterra).

Na obra de 181 páginas, os autores Rogério Bernardes Duarte (ex-Comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo e ex-Presidente da FUNDABOM), Drª Rosaria Ono (livre docente da FAU/USP e Diretora do Museu Paulista da USP) e Coronel Silvio Bento da Silva (ex-Oficial do Corpo de Bombeiros de São Paulo e atual Diretor da empresa FIREK Educação e Segurança Contra Incêndio) abordam em detalhes a atuação operacional dos bombeiros, planejamento estratégico e tático, prevenção à propagação vertical e horizontal do fogo, segurança das estruturas, tipologias de efeito chaminé, CMAR, além de traçar um panorama sobre os edifícios mais altos do Brasil, da América Latina e do mundo. O livro tem distribuição gratuita tanto em versão impressa quanto online e está disponível para download no site da Fundação dos Bombeiros de SP.


cursos, webinários e treinamentos

Curso ABPP | Proteção Passiva Contra Incêndio – Nova turma online

Dias 12 e 19 de junho – Das 8h30 às 12h30 via plataforma Zoom

Inscreva-se e atualize-se sobre segurança contra incêndios, uma das áreas técnicas mais exigentes de mercado. O conteúdo é exclusivo e preparado pelos principais especialistas em proteção passiva.

A ABPP oferece desconto especial para seus associados e profissionais. Para saber mais, acesse https://abpp.org.br/curso-modulo1 e inscreva-se! Limitado a 15 vagas.


artigo

A convite de Rogério Lin, Diretor-Presidente da ABPP, o Sr. Abhishek Chhabra contribuiu para a nossa newsletter com um artigo que nos apresenta as etapas, as variáveis e um detalhado passo a passo para projetos de excelência e comprovada eficiência em segurança contra incêndios. Nos últimos 18 anos, o engenheiro com Pós-Graduação tem sido uma das vozes mais proeminentes do mercado na defesa da conformidade com normalização para melhoria da segurança contra incêndio.

Com uma vasta experiência na promoção e avaliação da conformidade em vários setores, incluindo produtos eletrônicos de consumo, produtos industriais, renováveis e de construção em geografias e jurisdições, Abhishek Chhabra dedicou-se a escrever um artigo único e internacional que, pode agora, graças à exclusiva tradução para o Português do nosso Diretor-Presidente, ser apreciado por todos os nossos associados e associadas, promovendo dessa forma maior compreensão sobre a complexidade do tema e da realidade na qual estamos inseridos.

Para quem quiser conferir o artigo na íntegra e na língua inglesa, idioma em que foi originalmente escrito.

Acesse os link abaixo e confira:


entrevista

Temos o prazo de apresentar a vocês este novo espaço da nossa newsletter, que a cada edição trará uma entrevista exclusiva com os mais proeminentes e atuantes profissionais no campo da proteção passiva e segurança contra incêndio.

O nosso primeiro convidado é Fabrício Bolina, professor pesquisador do Instituto Tecnológico itt Performance da UNISINOS

e coordenador do Laboratório de Segurança do Incêndio.

No bate-papo com a ABPP, ele aborda, entre outros temas, o trabalho do itt Performance e a formação e valorização dos profissionais do setor no Brasil e no mundo.


inovação tecnologica

Inovação Tecnológica para Saídas de Emergência

Cresce a cada dia a demanda por novas soluções para portas corta fogo para saídas de emergência. Controlar a entrada de indivíduos é uma característica mandatória nesses empreendimentos. E a saída de emergência continua sendo exigência por norma. A tecnologia entra nessa conjunção de necessidades.

Podemos instalar uma Porta Corta Fogo com barra antipânico e controle de acesso simultaneamente. O Strike Elétrico de sobrepor trabalha em conjunto com os dois itens. No sentido da saída de emergência, a barra funciona normalmente. No sentido de entrada, o strike trava a lingueta da barra (no ambiente interno), que só será liberada após acionamento externo através de sinal elétrico do controle de acesso (botoeira, fechadura com senha, entre outros).


João Mahmud
Gerente de Operações Unidade Sorocaba | Metalika | ASSA ABLOY Opening Solutions
www.metalika.com.br | http://www.assaabloy.com.br


EVENTOS APOIADOS



A Fundação SALVAR, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, realizou com apoio da ABPP o I Webinário de Inovação Para a Segurança Contra Incêndio e Pânico de Minas Gerais.

Voltado a profissionais como projetistas de segurança contra incêndios, engenheiros, arquitetos, estudantes de Engenharia e Arquitetura, técnicos de Segurança do Trabalho, Bombeiros Militares e Civis, associações, entidades de classe e órgãos públicos, empresas do setor da Construção Civil e fabricantes de produtos de segurança contra incêndios com atuação em diversas indústrias e segmentos de mercado, o evento online de caráter técnico teve duração de dois dias e contou com palestras dos mais renomados especialistas do setor, entre eles o Presidente da ABPP, Rogério Lin, que abordou o trabalho da ABPP, as diferenças entre proteção ativa e passiva, o controle de materiais de acabamento e revestimento e a segurança das estruturas durante incêndios.

O webinário está disponível no canal de Youtube da Fundação SALVAR:

A ABPP estabeleceu recentemente uma parceira bilateral com a Fundação SALVAR e apoia os eventos e o trabalho da instituição para promoção do desenvolvimento de novas tecnologias, projetos de pesquisa e modernização de técnicas e sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos para crescimento e desenvolvimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e fomento da cultura prevencionista de segurança contra incêndios e emergências. Os conteúdos abordam a amplitude de todas as temáticas relacionadas às medidas de proteção passiva vigentes no regulamento do Estado de MG.

O Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-024) realizou em maio uma live sobre a Norma Publicada ABNT NBR 16951. O webinar, cujo vídeo está disponível no canal de YouTube da instituição, discutiu tópicos relacionados à reação ao fogo de sistemas e revestimentos externos de fachada, como método de ensaio e classificação e aplicação de propagação do fogo nas superfícies das fachadas. O evento online contou com abertura do presidente da ABPP e do Superintendente da ABNT/CB-024, Rogério Lin, e coordenação de Antonio Fernando Berto, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e coordenador de Comissões de Estudo do CB-24 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

a abpp cresceu


conheça os novos associados da abpp

AALC Portas Corta-Fogo Indústria e Comércio EIRELI Fabricante de portas corta-fogo e produtos de metal.

http://www.authenticpcf.com.br/


Portifire Indústria e Comércio de Artefatos Metálicos Fábrica de portas corta-fogo e acessórios de segurança e prevenção de incêndios.

http://www.portifire.com.br/


normas em destaque

Com o objetivo de manter você sempre atualizado, criamos esta área em nossa newsletter para comentar sobre as normas de proteção passiva já publicadas e as que ainda não foram tornadas públicas.

Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio ABNT/CB-024

ABNT NBR 16945:2021 – Classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações (publicada)

ABNT NBR 16951:2021 – Reação ao fogo de sistemas e revestimentos externos de fachadas – Método de ensaio, classificação e aplicação dos resultados de propagação do fogo nas superfícies das fachadas (publicada)

ABNT NBR 16965:2021 – Ensaio de resistência ao fogo de elementos construtivos – Diretrizes gerais (publicada)

ABNT ISO TR 20.118 – Plásticos – Orientação sobre características e desempenho ao fogo de produtos à base de PVC aplicados em edificações (publicada)

ABNT NBR 16944-2 – Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo em selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço (publicada)

Comitê Brasileiro de Construção Civil e Infraestrutura ABNT/CB-002

ABNT NBR 16970-1 – Light Steel Framing – Sistemas construtivos em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamento em chapas delgadas Parte 1: Desempenho (publicada)

ABNT NBR 9077 – Saídas de emergência em edifícios (em revisão)


Este é um espaço aberto para a sua participação. Contribua com sugestões de artigos e conteúdos técnicos não-comerciais para nossa newsletter ou recomende um palestrante para os eventos da ABPP. Envie sua sugestão para o e-mail atendimento@abpp.org.br e entraremos em contato.

Até breve!


Este é um boletim informativo exclusivo para Associados (as) da ABPP
Ano 1 | Edição 2 | 2021

Para garantir o recebimento, adicione o e-mail
atendimento@abpp.org.br ao catálogo de endereços da sua caixa-postal

A ABPP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede
Caso não queira mais receber nossa newsletter, clique em Cancelar.

3434-6610 | atendimento@abpp.org.br | www.abpp.org.br