NOTÍCIAS & COMUNICADOS ago-set-2021

NOTÍCIAS & COMUNICADOS

SIPP 2021
Com recorde de público e muito networking entre palestrantes, empresas e participantes, a ABPP realizou nos dias 11 e 18 de agosto a edição 2021 do Seminário Internacional de Proteção Passiva (SIPP). O SIPP deste ano aconteceu de forma virtual, reunindo as principais vozes da proteção passiva no Brasil e no mundo.

Foram dois dias de palestras, mesas-redondas, atualização e informação sobre normas, discussões sobre os problemas atuais e disseminação de conhecimento sobre os mais recentes estudos e as novas tecnologias do setor.

No total, 13 palestras foram apresentadas por referências nacionais e internacionais, como o Comandante Coronel Gerson Gross, do Corpo de Bombeiros do Paraná; Antonio Fernando Berto, do Laboratório de Segurança ao Fogo e Explosões (LFSex) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e Gustavo Navarro, da Cyrela Empreendimentos Imobiliários. Renomados especialistas internacionais dos Emirados Árabes, Bélgica e Argentina também participaram pela primeira vez do SIPP, abrilhantando os palcos virtuais do encontro com palestras, relatos e compartilhamento de experiências, a exemplo do Dr Abhishek Chabbra, da Thomas Bell-Wright International Consultants; Sarah De Herdt, da International Fire Testing Services; e Cristina Perez Domper, da Intertek Building & Construction.

A abertura e o encerramento do SIPP 2021 ficaram a cargo do Presidente da ABPP, Rogério Lin, que também palestrou no segundo dia do evento.

No total, 450 inscritos participaram ativamente do seminário virtual transmitido ao vivo e das enquetes propostas pela ABPP, em um crescendo de interações para troca de aprendizado, networking de alto valor para negócios e fomento tecnológico para geração de soluções inovadoras de proteção passiva no País. 

Para o presidente da ABPP, Rogério Lin, o SIPP 2021 foi marcado pela ampliação de sua abrangência, em especial pela diversidade de temas e pela reunião de nomes internacionais com visões avançadas sobre a proteção passiva em nível global e de especialistas locais que entendem os desafios do Brasil. “O evento foi um sucesso e nos trouxe uma visão mais holística sobre proteção passiva em projetos, aceitação, comissionamento de edifícios comerciais, residenciais e industriais”, afirma Lin. “Vimos que, apesar de termos avançado muito nos últimos anos, ainda existe um trabalho forte a ser feito em relação à normalização técnica e à educação dos profissionais de projetos, e que os reguladores têm papel fundamental em fiscalizar e inibir as chamadas ‘não conformidades’ intencionais do setor.” O Seminário Internacional de Proteção Passiva é promovido anualmente pela ABPP e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O SIPP 2021 é a quinta edição do evento, que este ano contou com patrocínio de dez empresas e entidades e 15 apoiadores.

“O SIPP 2021 foi uma experiência muito importante, com conteúdo relevante em tempo real para o setor da proteção passiva em uma plataforma online extremamente atrativa e de fácil operação. Tive a honra de participar da conferência internacional no segundo dia de evento, com a palestra ‘Certificação de Proteção Passiva Contra Incêndio na América Latina: Como chegamos aqui e para onde vamos’ – durante a qual abordei como e por que a certificação de terceiros funciona positivamente na construção de confiança nas indústrias de proteção contra incêndio e segurança de vida em edifícios, por que componentes críticos são necessários para a segurança dos sistemas em prédios e a importância de monitorar a fabricação de tais componentes em conformidade com requisitos normativos e regulatórios. Também discorri de forma mais abrangente sobre os componentes de um sistema de proteção contra incêndio, com ênfase em compartimentação e contenção de fogo e fumaça, destacando o poder das novas tecnologias e o impacto dos mais recentes materiais para revestimento e móveis sobre a segurança contra incêndio. Várias novidades estão surgindo e tenho uma visão bastante otimista em relação aos desenvolvimentos que observo no setor de proteção passiva no Brasil, uma vez que os protagonistas interessados no assunto estão se tornando muito mais conscientes, tanto no desenvolvimento de uma regulamentação 100% brasileira como na crescente demanda por produtos e sistemas com certificações de segurança, de construtoras, proprietários e autoridades de controle. O futuro é promissor. O SIPP nos proporcionou compartilhar experiências e conhecimento e devemos continuar a manter o foco em nossos esforços para elevar o padrão de segurança.”

Depoimento Carlos Gabriel Garcia – Business Developer UNDERWRITERS LABORATORIES (UL)


“O SIPP 2021 foi uma ótima experiência gratificante. Deu-se importância ao participante, com um tempo considerável para perguntas, que foram prontamente sanadas logo após a exposição de cada palestrante. O formato do sistema, inclusive com os estandes, também se mostrou bastante atrativo. A minha palestra teve como tema a Inspeção Predial, que é uma ferramenta técnica que busca auxiliar a gestão de uso, operação e manutenção das edificações, ajudando a mitigar riscos técnicos e econômicos associados à perda de desempenho. A Inspeção Predial é como um ‘check-up’ da edificação, considerando os seus diversos sistemas, como estrutural, hidráulico, combate a incêndio, elétricos e outros. A Proteção Passiva é um pilar relevante na Inspeção Predial, tendo em vista a abrangência da análise que considera itens como segurança, habitabilidade e manutenção. Este sistema também deve ser considerado pelos inspetores e as recomendações resultantes do laudo devem indicar, se necessário, o uso correto, a execução de eventuais manutenções do sistema, assim como a correção de não conformidades, aumentando assim a segurança das edificações na fase de uso e com histórico de manutenção”.

Depoimento Frederico Correia Lima Coelho – Presidente IBAPE Nacional (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e Diretor Correia Lima Engenharia Ltda


Perdeu o evento ao vivo? Quer assistir às palestras e se atualizar sobre proteção passiva? É só entrar no canal de YouTube da ABPP em https://www.youtube.com/watch?v=7JgWmwNA6Rk

Inscreva-se no canal e não esqueça de ativar o sininho para não perder os próximos conteúdos.


histórico de eventos