Comitês Técnicos

  • SELAGEM CORTA-FOGO

A selagem corta-fogo (internacionalmente conhecida como Firestop) é um tema de grande relevância para engenheiros, arquitetos, construtoras e demais profissionais do segmento. Quando há passagens em paredes e pisos, como sistemas hidráulicos ou elétricos, a compartimentação vertical e/ou horizontal é comprometida, sendo obrigatória a sua adequada selagem para garantir que o incêndio fique enclausurado no ambiente onde ele foi gerado. Dessa forma, o TRF (Tempo de resistência ao fogo) dessas paredes e pisos serão reestabelecidos.

Estes sistemas, compostos por diferentes tipos de materiais, impedem que  calor, fumaça, gases e chamas invadam outros andares e ambientes adjacentes, permitindo a fuga em segurança dos ocupantes, a ação do corpo de bombeiros e prevenção de perdas. O selo corta-fogo é responsável por vedar aberturas onde haveria comunicação entre as áreas, ou seja, é elemento essencial para que a compartimentação ocorra da forma apropriada.

Utilizar sistemas testados e certificados é fundamental para garantir a performance da selagem e é exigido por normas, regulamentos, instruções técnicas e decretos, devendo ser seguidos em praticamente todo tipo de edificação.

O principal objetivo do comitê técnico de selagem corta-fogo é proporcionar o suporte e apoio técnico aos profissionais do segmento, de forma a termos construções mais seguras contra incêndio. Para atingir esse objetivo, este comitê estará à disposição de empresas, reguladores e profissionais, para propor soluções a desafios reais de mercado, e estimular as melhores práticas dentro das políticas da ABPP.