Organograma da Associação

Comitês técnicos:

Diretoria da ABPP:

Comitê Técnico

Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento

Aborda questões relativas aos produtos e componentes de sistemas de acabamento interno e externo das edificações (fachadas), que no âmbito da segurança contra incêndio preconizam requisitos de reação ao fogo: inflamabilidade, propagação de chamas, densidade óptica de fumaça, taxa de crescimento de calor, gotejamento de chamas, etc. São discutidos aspectos técnicos, normativos e acadêmicos que envolvem fabricantes, profissionais projetistas, distribuidores e instaladores. A mais recente reunião teve como tema a Portaria 322 do INMETRO (antiga 149) “Regulamentação Técnica para Produtos para Tratamento Acústico ou Isolamento Térmico para uso na Construção Civil”
Neste comitê os participantes tem ainda a oportunidade de auferir informações, atualizar-se e divulgar conhecimento em eventos como o ABPP Café, realizado periodicamente.

Comitê Técnico

Proteção das Estruturas

Este CT está diretamente envolvido com os elementos estruturais das construções, sejam estas em concreto, aço, alvenaria ou madeira e sua segurança contra incêndio. Aspectos técnicos, produtos e soluções são trazidos à discussão bem como a atualização de normas, revisões e consultas nacionais. A coordenação propõe periodicamente a explanação de um especialista e um tema a ser debatido, a exemplo das certificações.
Em eventos como o ABPP Café professores das áreas da engenharia estrutural são convidados a apresentar relevantes cases de proteção estrutural e conceitos de resistência ao fogo.

Comitê Técnico

Sinalização e Saídas de Emergência

Como parte integrante da Proteção Passiva, a sinalização e saídas de emergência são fundamentais para a retirada e abandono dos usuários de uma edificação em chamas.
No caso da sinalização, o conhecimento de conteúdo normativo e detalhes técnicos são insuficientes a nível nacional, e a promoção das informações tem sido facilitada graças aos webinars, pois ultrapassam fronteiras, sendo assim, A ABPP busca o enfoque às boas práticas e a orientação aos profissionais e instaladores em todos os âmbitos da Proteção Passiva.

Comitê Técnico

Portas Corta Fogo e Acessórios

Trata-se de um grupo de forte e constante atuação, já que a compartimentação horizontal e vertical tem peso significativo na segurança contra incêndio, onde questões relacionadas à qualidade e desempenho das portas são essenciais, impedindo a propagação de chamas, fumaça e gases quentes.
A necessidade da difusão de conhecimento técnico, projetual, normativo e das certificações tem se tornado imperativo, pois impacta a especificadores, projetistas, fabricantes, instaladores, certificadoras, incluindo o usuário final.

Comitê Técnico

Compartimentação e Selagem Resistente ao Fogo

Assuntos complementares entre si e integrantes da Proteção Passiva, a compartimentação e selagem resistentes ao fogo dos ambientes igualmente demandam informação em todos os níveis, pois abarcam sistemas construtivos, fachadas, compartimentação horizontal e vertical, shafts, dutos, etc. Desta forma a ABPP tem oferecido aos seus parceiros e seguidores diversas palestras e encontros para discutir melhores práticas, tecnologia, soluções e regulamentações pertinentes ao setor.
Além do ABPP Café, outra importante iniciativa é o Curso de Extensão em Selagem Resistente ao Fogo, a ser ministrado em formato presencial, composto por parte teórica e prática, além de ensaio de resistência ao fogo em laboratório oficial.

Comitê Técnico

Certificações

A ABPP criou este comitê mediante o atual cenário da certificação, pois tem demonstrado diversas lacunas que podem comprometer a credibilidade do setor.

O objetivo primordial é reunir empresas, OCPs (Organismos de Certificação de Produtos) e profissionais associados para promover a discussão sobre melhores práticas e a harmonização de procedimentos e operações relacionadas à certificação de produtos para a proteção passiva contra incêndio, respeitando diretrizes normativas e mantendo o foco na segurança do usuário final e dos bombeiros.

Associados Mantenedores Master